quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

A Sapucaí vai estremecer no carnaval 2020...

Divulgando...


A Sapucaí vai estremecer no carnaval 2020...

É o reflexo do  Brasil do Desemprego, da miséria, da falta de moradia do abandono, da violência, da Fake News, da intolerância, da ganância...  mas  também da resistência!  E ainda dizem que carnaval não é coisa seria

1. MANGUEIRA  
"Favela, pega a visão
Não tem futuro sem partilha
Nem messias de arma na mão..."

2. PORTELA
"Nossa aldeia é sem partido ou facção
"Não tem bispo, nem se curva a capitão..."

3. SÃO CLEMENTE
"Brasil, compartilhou, viralizou, nem viu
E o país inteiro assim sambou
Caiu na fake news..."
 
4. UNIÃO da ILHA
"O chumbo trocado, o lenço na mão
Nessa terra de Deus dará
Eu sei o seu discurso oportunista
É a ganância, hipocrisia..."

5. MOCIDADE
"Brasil
Enfrente o mal que te consome
Que os filhos do planeta fome
Não percam a esperança em seu cantar..."

6. BEIJA-FLOR
"Eu me encontro em tuas asas, Beija-Flor
Por mais que existam barreiras
Eu vim pra vencer no teu ninho
É bom lembrar
Eu não estou sozinho..."

7. UNIDOS da TIJUCA
"A minha felicidade mora nesse lugar
Eu sou favela.
O samba no compasso é mutirão de amor
Dignidade não é luxo, nem favor..."

8. UNIDOS do TUIUTI
"No Morro do Tuiuti
No alto do terreirão
O cortejo vai subir
Pra saudar Sebastião..."

9. GRANDE RIO
"Pelo amor de Deus, pelo amor que há na fé
Eu respeito seu amém
Você respeita o meu axé
(Respeita o meu axé)...!

10. UNIDOS da TIJUCA
Moradia digna não é luxo nem favor.

Guarde para as eleições de 2020 e 2022 as valiosas lições que o Carnaval desse ano te ensinar.

Porque as escolas de samba estão mais escolas do que nunca.

Não adianta cantar que “não tem futuro sem partilha nem messias de arma na mão” e votar em quem defende que bandido bom é bandido morto.

Não adianta cantar que “faz o seu quilombo no Abaeté” e votar em quem pesa os quilombolas em arrobas como animais.

Não adianta cantar sobre “Brasília, joia rara prometida” e votar pra colocar lá milicianos e falsos religiosos.

Não adianta cantar que “índio é dono desse chão” e votar em quem diz que o índio ainda não é um ser humano como nós e é contra a demarcação de suas terras.

Não adianta cantar que “aqui o negro não sai de cartaz” e votar em quem responsabiliza os próprios negros africanos pela escravidão.

Não adianta cantar “os filhos do planeta fome” e votar em quem critica programas sociais.

Não adianta cantar que “todo mundo um dia sonha ter seu cantinho na cidade” e votar em quem chama de vagabundos os sem-teto organizados.

Não adianta cantar “salve o Rio de Janeiro” e votar em quem quer ver essa cidade nas mãos de milícias armadas.

Não adianta cantar “Eu respeito o seu amém, você respeita o meu axé” e votar em quem é apoiado por falsos cristãos que desrespeitam as religiões de matriz africana.

Não adianta cantar que “a voz do rancor não cala o meu povo” e hostilizar aqueles que lutam e protestam por mudanças sociais, ou mesmo quem veste vermelho na rua.

Não adianta cantar que “o povo é o dono da rua” e votar em quem demoniza o povo de rua e suas manifestações.

Não adianta cantar que “o país inteiro assim sambou, caiu na fake news” e votar em quem baseia sua campanha em mentiras compartilhadas em rede social.

Não adianta cantar sobre a devastação da natureza “do Pará dos Carajás” e votar em quem deixa a Amazônia queimar enquanto afaga madeireiros e ruralistas.

(Mauro Sérgio Farias)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário